A Herança

É Outubro de 1988. Um dia comum para a maioria dos moradores de  Clanton,no Mississipi. Mas não para a empregada Lettie Lang,nem para o jovem advogado Jake Brigance e muito menos para Seth Hubbard.

" Seth Hubbard é um homem abastado que está morrendo de câncer de pulmão.Ele não confia em ninguém.Antes de se enforcar ,pendurado numa árvore, Hubbard deixa um novo testamento escrito á mão.

Esse segundo testamento suscita perguntas e respostas. Porque Hubbard deixa quase toda sua fortuna para sua empregada negra?Teria a doença afetado sua capacidade de discernimento?O que tudo isso tem a ver com um pedaço de terra ,um dia conhecido como Sycamore Row?"

"A Herança leva o leitor de volta a Clanton,palco do romance de estreia de Grisham, Tempo de matar. Apenas três anos se passaram desde que o jovem Jake Brigance tornou-se famoso durante o julgamento do mais infame homicídio racial da história da cidade.Em 1988,Jake tem alguma experiência,uma enorme reputação e muitos problemas,depois que membros da Ku Klux Klan incendeiam sua casa.Mas continua pronto a enfrentar os algozes com as armas da lei."

Eu ganhei esse livro em 2019 e comecei a ler assim que coloquei as mãos nele,mas depois de uns dias eu o deixei de lado... porém como decidi retomar o hábito da leitura esse ano resolvi terminar de lê-lo.

Essa é minha primeira leitura do gênero legal thriller ou thriller jurídico.

 Como o título do livro sugere,a narrativa é sobre uma fortuna que é deixada por um homem chamado Seth Hubbard, á sua empregada negra Lettie Lang. Até aí perfeitamente aceitável,qualquer um pode deixar uma quantia em dinheiro para um empregado por quem se tem alguma consideração. Mas nesse caso são 24 milhões de dólares!  O testamento de Seth Hubbard exclui explicitamente seus dois filhos Herschel Hubbard e Ramona Hubbard Dafoe, incluindo apenas seu irmão desaparecido Ancil Hubbard,que tem direito a 5% da herança ,a igreja local para qual ele deixa 5% e Lettie Lang com o restante.

Antes de morrer o senhor Hubbard se encarrega de escolher um advogado para representar seu espólio.Jake Brigance (interpretado por Matthew McConaughey em Tempo de Matar,livro que precede A Herança e que foi adaptado para o cinema em 1996) que até então nunca tinha ouvido falar em Seth Hubbard, de repente se vê numa disputa acirrada para defender o último desejo de um homem que acabara de tirar a própria vida.

 

Do outro lado está Lettie Lang,uma senhora simples que precisa trabalhar para garantir o sustento de sua família.Lettie mora no lado pobre da cidade e nem nos seus piores pesadelos poderia imaginar que rumo sua vida  tomaria daquele dia 1 de outubro em diante.

O livro traz como plano de fundo questões sobre segregação racial e racismo.Lettie Lang era negra e acabara de se tornar milionária,então já dá pra imaginar as especulações e ataques a que ela e sua família estavam sujeitos.

A Herança se tornou uma grande surpresa pra mim. Apesar de eu ter achado o livro um pouco cansativo,por diversas vezes pensei em desistir de lê-lo, eu fiquei muito impressionada com o desfecho.No fim das contas, Grisham nos dá um choque de realidade nos lembrando do que pessoas movidas pelo ódio são capazes .


Titulo: A Herança

Autor:John Grisham

Gênero: Legal thriller

Páginas: 559

Avaliação:4,0 

 

 

     


 


Comentários

Postagens mais visitadas