Amiga baú

 A Alexandra Gurgel do Alexandrismos,certa vez em seu Instagram, fez uma analogia que eu achei incrível! O assunto em questão era Amizades Tóxicas e ela comparou a pessoa que tem um amigo tóxico com um"depósito". Um depósito geralmente é onde você coloca coisas que não quer mais , coisas que você até vai usar mas em outras ocasiões , é o lugar onde você deposita, na maioria das vezes, aquilo que não te serve mais.

É aqui que o negócio começa a fazer sentido: a vida é difícil pra todo mundo,em algum momento, todos teremos que encarar dificuldades,uns enfrentarão obstáculos dificílimos e outros nem tanto,mas que as dificuldades vêm para todos isso é fato. Acontece que existem pessoas que adoram se apoiar em outras de um jeito quase literal.Ou melhor, existem pessoas que amam fazer os outros de baú! 


É aquele tipo de gente que só te procura quando precisa.Mas esse tipo não aparece assim do nada, nana nina não! Não mesmo.Esse tipo de gente é astuta.Vem bem devagar,eu poderia dizer que surgem de uma forma até elegante.Hoje é uma conversa aqui,um desabafo acolá ...e quando você se dá conta é você quem precisa desabafar! E aí vem a parte mais triste da história: para a  pessoa que te faz de baú, seus problemas não são nada comparados aos dela! Você não tem nem o direito de pensar em reclamar!Quem dirá de ter uma conversa pra aliviar a tensão!E geralmente,pra piorar, quando esse tipo consegue se livrar do que o incomoda, você passa a ser apenas um desconhecido. No máximo a sombra de alguém que já foi quase importante na vida dela.

Estou exagerando? Acho que não... Eu duvido que você nunca encontrou alguém que, quando estava na pior te procurava, chorava nos seus ombros,e que quando melhorou um pouquinho, começou a te tratar como se nunca tivesse te conhecido. Isso é tão comum, infelizmente. 

Eu já me senti assim. E depois de ouvir a Alexandra, comecei a refletir sobre o que nos leva a aceitar "amizades" que só nos sugam. 

Eu não sei você,mas eu tô cansada de ter vampiros sugadores de energia na minha vida!


Infelizmente existem pessoas que só querem despejar todos os problemas no outro e ele que se vire! São pessoas extremamente egocêntricas, que só pensam em tirar vantagem em tudo! 

Mas como eu falei, elas aparecem sutilmente, disfarçadas de coitadinhas e quando você percebe, está vivendo problemas que não são seus.

Você tem sido a amiga baú de alguém? 

Sente que se entrega e se dedica por uma amizade e quando é sua vez de ser acolhida, a única coisa que recebe em troca é um vácuo gigante?

Você sempre está lá para ela mas ela nunca está disponível pra você? 

Você sempre está excluída dos planos dessa pessoa?

Se você respondeu sim para pelo menos uma dessas perguntas, sinto lhe dizer mas há uma grande chance de você estar fazendo papel de baúzinho da sorte de alguém.

Em hipótese alguma quero dizer que não devemos ser prestativos, emprestar nossos ouvidos ou tirar um tempo para conversar com quem precisa de nós, não é isso! Eu estou dizendo que existem pessoas que não são boas! Gente que só quer sugar a energia alheia enquanto se fortalece e planeja o próximo passo...  verdadeiros vampiros emocionais!

Se você percebe que  se doa,se dedica a uma amizade ou qualquer outro tipo de relacionamento,e o que recebe em troca é menos do que você entrega, então talvez seja hora de repensar sobre que tipo de relacionamento você está vivendo e se você realmente merece o que está recebendo!


Será que vale a pena continuar sendo ignorada,subjulgada enquanto o outro se beneficia da sua companhia?

E quem estará lá por você? 

 A gente precisa aprender a dizer "não","não quero, não vou!" sem se sentir culpada por isso!

Eu acho muito importante a gente se cuidar e se respeitar antes de qualquer coisa nesse mundo! 


Comentários

Postagens mais visitadas